Notícias

IPCA e IGP-M: qual a diferença entre os índices de inflação?

02/06/2021 - Economia

noticias

Existem diversos índices que medem a inflação no Brasil, o IPCA e o IGP-M são alguns deles. Todos os índices de inflação avaliam a variação de preços, mas há diferença no objetivo de cada pesquisa e para adequar ao recorte desejado, cada índice usa critérios e cesta de produtos distintas de monitoramento. Os índices são calculados e divulgados por instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mas, afinal, qual a diferença entre o IPCA e o IGP-M? O IPCA está diretamente ligado ao preço do varejo, aquele que os consumidores pagam no momento da compra de produtos e serviços, por isso é considerado a inflação oficial do país. Já o IGP-M é composto por três categorias diferentes (relacionadas ao produtor, ao consumidor e ao setor de construção civil), o que explica a maior sensibilidade que o índice tem a mudanças macroeconômicas, como aumento do dólar ou uma crise no mercado imobiliário, por exemplo.

IPCA

O que é? O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o mais popular por ser considerado o índice oficial de inflação do país. Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador serve de referência para o Banco Central decidir a taxa básica de juros, a Selic, e para o governo avaliar se a inflação está dentro da meta determinada pelo Conselho Monetária Nacional.

Como é calculado? O IPCA mede os preços de mais de 400 produtos e serviços do varejo consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos moradoras de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Campo Grande. Os grupos avaliados são alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação.

Como mexe no meu bolso? É o índice de inflação que mais afeta a vida de investidores. Aplicações importantes, como títulos do Tesouro Direto e outros ativos de renda fixa, têm o rendimento atrelados à inflação e sofrem variações de acordo com o comportamento do indicador.

IGP-M

O que é? O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e verifica os preços para o produtor, para o consumidor e no setor de construção civil.

Ele também é conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é utilizado para correção da maioria dos contratos de locação no país. Além disso, o IGP-M é referência para a revisão de preços do fornecimento de energia elétrica.

Como é calculado? O IGP-M é ponderado por três categorias. A FGV observa os preços no atacado para produtores agropecuários e industriais (60% de peso no índice); no varejo para o consumidor final (30%) e no setor de construção civil (10%).

Como mexe no meu bolso? É a principal referência para o reajuste de aluguéis e tarifas de energia elétrica. Investidores que apostam em tijolos devem ficar atentos ao índice, Fundos Imobiliários também costumam remunerar com base no IGP-M.

 




Fonte: https://6minutos.uol.com.br/economia/ipca-e-igp-m-qual-a-diferenca-entre-os-indices-de-inflacao/

Outras Notícias

Com IGP-M em 37%, dispara desconto dado por proprietário no aluguel

Diferença entre o preço pedido pelo dono do imóvel e o efetivamente acertado em contrato chegou a 13,37% em São Paulo em m...

#DICA / Pausar o financiamento imobiliário – Compensa ou não?

Os principais bancos do Brasil anunciaram nas últimas semanas a possibilidade de pausar o financiamento imobiliário. Diante da crise do ...

Após recorde histórico, aumento de custos ameaça ritmo da construção civil

A Benx Incorporadora bateu todos os seus recordes de vendas, no ano passado, e estima que vai bater novos recordes neste ano quando deve fechar vendas...

Caixa anuncia financiamento de imóveis sem pagamento de entrada

A partir do dia 25 de junho de 2021, a Caixa Econômica Federal passará a financiar imóveis em até 100% do valor. De acordo ...

Caixa anuncia redução das parcelas de financiamento habitacional para auxiliar clientes na crise

Clientes que solicitarem poderão ter até 75% de redução da parcela mensal por período determinado. Beneficiá...

Preço médio de venda de imóveis residenciais começa 2021 com alta de 0,35%

O Índice FipeZap registrou avanço de 0,35% em janeiro de 2021, frente à alta de 0,46% em dezembro de 2020. A variaçã...

Busca por imóveis aquece durante período mais crítico da pandemia

O interesse dos brasileiros em procurar um lugar para morar cresceu após mais de um ano do início da pandemia, de acordo com a 4ª r...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
Sobre Nós


WWW.JUNINHOVENDE.COM.BR

WWW.JUNINHOVENDERURAL.COM.BR


Avenida Dr. Joaquim Vicente de Castro, 246
Centro - Fênix / PR

Rua Marechal da Fonseca, 901-B
Centro - Barbosa Ferraz/PR

Creci. F-35069

Contato

  Avenida Dr. Joaquim Vicente de Castro 246 - Centro - Fênix - Paraná ; Rua Marechal da Fonseca, 901-B Centro - Barbosa Ferraz/PR

  (44) 99922-1987 (44) 99918-2779

  Segunda a Sexta das 8 às 18 hs

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.juninhovende.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias